A Prefeitura de Ouro Preto (MG) publicou, nesta terça-feira (14), o decreto que cancela oficialmente o carnaval em 2022 na cidade. A decisão foi embasada nas recomendações da Secretaria Municipal de Saúde e vai ao encontro da decisão tomada pela maioria dos municípios mineiros.
De acordo com o decreto, fica proibida a realização de qualquer evento, público ou privado, em espaços abertos ou fechados, tais como bailes de carnaval, blocos, agremiações, festas em repúblicas e em sítios e eventos privados de qualquer espécie.
Só poderão funcionar no carnaval bares e restaurantes, conforme os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Plano Minas Consciente. “Sabemos que todos nós queremos festejar, mas deixaremos isso para um momento mais seguro”, afirma a secretária de Saúde, Glauciane Nascimento.
Ainda de acordo com o decreto, os órgãos de fiscalização do município vão fazer diligências em bares, restaurantes, repúblicas estudantis, sítios e outros locais de possíveis aglomerações, visando promover as medidas de polícia sanitária necessárias. Em caso de desobediência, poderão ser aplicadas penalidades previstas no artigo 268 do Código Penal brasileiro e outras medidas de acordo com a legislação municipal.
A Prefeitura informa que, apesar do cancelamento, a cidade permanece aberta para o fluxo turístico e atividades culturais e esportivas, todas dentro das normas sanitárias.
[…] O famoso Carnaval de rua e das repúblicas de Ouro Preto (MG) vai ficar na saudade mais uma vez. Por causa da pandemia, os eventos foram proibidos na cidade, inclusive em locais fechados. O decreto, cancelando a folia, foi publicado em dezembro do ano passado. […]