Com as chuvas das últimas horas em Itabirito (Região Central de Minas), o nível do Rio Itabirito subiu cerca de três metros. Contudo, nenhum curso d’água “saiu da calha”, afirmou a Defesa Civil Municipal, em depoimento ao Radar Geral, na manhã desta segunda-feira (13/12).
O Rio Itabirito, por exemplo, para sair do leito, tem de subir de quatro a cinco metros, informou o órgão. Apesar do susto, na manhã de hoje, a água já baixou cerca de um metro em relação à madrugada.
A Defesa Civil esclareceu que não houve transbordamento não só do rio, mas também dos córregos da Carioca e Criminoso, bem como do ribeirão Mata Porcos (um dos afluentes do Itabirito).
Nem sequer no bairro São Geraldo (ponto mais baixo do distrito sede itabiritense) houve transbordamento. “Ficamos monitorando o Rio Itabirito, no bairro São Geraldo, da 1h40 às 4h. Durante o monitoramento, também foi verificada, na madrugada, a situação na Rua Artur Bernardes (Centro de Itabirito) e nas proximidades da Feira Municipal (bairro Praia). O que houve foi o alagamento da igreja Deus é Amor, no São Geraldo, pelo fato de a construção ser abaixo do nível da rua. Sendo assim, a água do Criminoso entra na edificação por meio do sistema de escoamento. Contudo, em uma vistoria superficial e com base em relatos do proprietário, não houve abalo na estrutura da igreja”, disse o coordenador da Defesa Civil, Filipe Delabrida.
Segundo o coordenador, a Defesa Civil foi acionada por uma única moradora preocupada com a divulgação a respeito do assunto em redes sociais. “Só recebi essa ligação no meu telefone pessoal”, garantiu.
Comunicação
Para informar e se manter ciente com relação à situação na região, no desenrolar da madrugada, a Defesa Civil de Itabirito salientou que manteve contato com as Defesas Civis de Minas Gerais e de Rio Acima (município que é atingido em caso de cheias em Itabirito).
Previsão
De acordo com o Climatempo, estão previstos 30 mm de chuva para hoje (13/12). Apesar do volume considerável, a Defesa Civil acredita que a chuva cairá de forma espaçada.
Amanhã (14/12), estão previstos 15 mm. Para quarta (15/12), quinta (16/12) e sexta (17/12), o Climatempo fala em 10 mm.
Telefone da Defesa Civil
Qualquer situação de perigo em Itabirito, a Defesa Civil deve ser acionada pelo (31) 3561-7433 (disponível 24h) ou 199 (Brigada Municipal – também 24h).