Com 53 votos para a chapa “Renovar, a hora é agora” e 51 votos para “Continuar para avançar”, ou seja, diferença de apenas dois votos, a 62ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Itabirito (Região Central de Minas), elegeu nova presidente. Trata-se de Paula Campos. A eleição aconteceu neste sábado (27/11).
O atual presidente, Paulo Santos Barbosa, concorreu à reeleição (tendo em sua chapa candidatos diferentes da diretoria vencedora na eleição anterior). Contudo, foi derrotado.
Dos 136 advogados aptos a votar, 111 compaceram. Houve dois votos em branco e cinco nulos para escolher os representantes de Itabirito. Podem votar, no município itabiritense, apenas advogados inscritos na subseção de Itabirito, e que estão em dia com a anuidade.
A eleição também foi para escolher a nova direção da OAB Minas Gerais.
Os outros novos membros eleitos para a OAB Itabirito foram: Wagner Silva (vice-presidente), Elane Langkammer (secretária-geral), Marcos Pedrosa (secretário-geral adjunto) e Graziela Ribeiro (tesoureira).
Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) emprestou urnas eletrônicas para eleições da OAB no estado. Em Itabirito, não foi diferente.
Sobre a OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) representa os advogados (como classe profissional). Ela é encarregada de fiscalizar e orientar o exercício da advocacia, além de coibir práticas que infrinjam o Código de Ética.
A instituição ainda é responsável pela realização do “exame de ordem” e também tem como função “a defesa da Constituição, dos direitos humanos, do Estado de Direito e da justiça social”.