“Nós estamos na luta para diminuir os afogamentos no Brasil”. Essa frase foi colocada em uma faixa na entrada do Itabirense Esporte Clube, em Itabirito (Região Central de Minas). Isso porque novembro (que já está se findando) foi escolhido o “Mês Nacional de Segurança Aquática” pelo Inati (Instituto de Natação Infantil).
“O objetivo é trabalhar a conscientização da população para o grave problema de afogamentos às vésperas do verão (que começará 21/12), o período do ano em que mais acontece esse incidente”, informou o clube, por meio de nota.
Ainda em nota, o clube usando dados da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde, informou que afogamentos são a segunda maior causa de morte acidental, e a terceira causa de morte externa, entre crianças na faixa de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes ocorre.
“Aprender a nadar é fundamental como medida de prevenção, mas ninguém é à prova de afogamento, por isso outras medidas de proteção devem ser associadas como: supervisão atenta e constante de um adulto; barreiras de acesso à piscina; atenção aos ralos e saídas de água da piscina para não ocorrer sucção”, salientou o nota do clube.
Atividades
As professoras de natação Janaina Souza e Thaiany Luna, apoiadas pela a direção do Itabirense, desenvolveram aulas e atividades externas com os pais, bem foi feita a distribuição de cartazes e banners nas dependências do clube com orientações sobre o tema.
No último dia 18/11, por exemplo, o clube recebeu a Brigada do Corpo de Bombeiros de Itabirito, que realizou uma palestra com orientações e demonstrações de resgate aos pais e alunos. A aula prática está disponível no Instagram do Clube: @itabirense_esporte_clube.
Responsáveis
Na atividade do dia 18/11, estiveram à frente os sargentos militares Edivandro e Leandro (coordenador adjunto e coordenador auxiliar da Brigada, respectivamente), bem como os combatentes da Brigada: Ricardo Pereira, Felipe Mendonça e André Luís.
As iniciativas se deram por empenho do presidente Marcelo Freitas Teixeira, da gerente Mônica Braga e do diretor José de Arimatheia.