Itabirito (Região Central de Minas) – Em entrevista pelo telefone ao site Radar Geral, nesta terça-feira (23/11), a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura, Junia Melillo, disse que o Município “está se preparando para que o Carnaval 2022 aconteça”. Contudo, “se o Comitê de Covid perceber que não deva acontecer, a gente vai recuar”, afirmou. Ou seja, existe a possibilidade de a folia itabiritense não acontecer com base na situação da pandemia daqui a alguns dias.
Perguntada se ela acompanha as enquetes de internet em que a maioria opina pela não realização da festa em Itabirito, a secretária respondeu: “Não acompanho. Ficaria atordoada se eu acompanhasse a internet, mas pessoas de minha equipe acompanham. Informação que tenho que as opiniões estão divididas”.
Junia afirmou que, mesmo em meio às incertezas, os preparativos para festa estão acontecendo: licitações e quantitativos de alimentação estão prontos, bem como os contatos com blocos. “Estamos fazendo esse tipo de preparo: o básico. Não se pode resolver tais situações de última hora. O processos legais são morosos e os blocos precisam de mais de um mês para ensaios”, afirmou ela.
Questionada a respeito da “opinião pessoal” dela (não da Prefeitura) a respeito do assunto, Junia respondeu: “A gente está em um cenário instável. Não é possível fazer afirmações definitivas. Na Europa, há problemas sérios com novas cepas (do coronavírus). Entretanto, a taxa de vacinação em muitos desses países é mais baixa que no Brasil”.
Em reunião da Câmara, nesta segunda-feira (22/11), alguns vereadores se posicionaram contrários ou receosos com a possível realização da festa em Itabirito.
[…] Orlando Caldeira (Cidadania) determinou que é o povo que decidirá pela realização ou não do Carnaval 2022 em Itabirito (na Região Central de […]