Na manhã deste domingo (24/10), o distrito de Acuruí, em Itabirito (Região Central de Minas), comemorou mais uma vez a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário (considerada protetora dos negros e dos pobres). A igreja, que leva o nome da santa, foi construída na localidade no século 18.
A discreta comemoração contou com a presença da população local e de alguns visitantes que, primeiramente, participaram de um café da manhã na sede da Associação Comunitária do Distrito de Acuruí.
Ainda na parte da manhã, houve uma rápida procissão (que neste ano, por causa da pandemia, teve dimensões menores que tradicionalmente acontece).
A marcha religiosa levou ao ofertório da igreja produtos da cultura local, como ovo, milho e banana. “Foi uma missa sertaneja, em homenagem aos produtores que nos dão o alimento”, disse o médico Raul Damásio, que faz parte da direção da associação e que há 21 anos possui uma propriedade no distrito.
Mês da santa
O Dia de Nossa Senhora do Rosário é 7 de outubro, contudo, a celebração em Acuruí se dá no quarto domingo do mês pelo fato de o pároco de São Sebastião (atualmente, padre Rodrigo Artur Medeiros) estar presente para celebrar a missa.
O Congado do distrito marcou presença durante a festividade, bem como alguns integrantes da Rede Criativa de Sustentabilidade – projeto da empresa Raízes. A Rede de Sustentabilidade é um curso (que se dá com recursos da Vale) que reúne empreendedores de Itabirito.
Segundo o produtor cultural Ubiraney Figueiredo Silva, que esteve presente, os membros da Rede de Sustentabilidade foram mobilizados pelo cantor e compositor Serginho Barbosa, que também pertence ao projeto como empreendedor cultural.
“A Festa de Nossa Senhora do Rosário faz parte da alma de Acuruí. Temos orgulho muito grande de receber pessoas que nos prestigiam em momentos como esse”, disse o médico.
A comemoração é a segunda manifestação religiosa mais importante de Acuruí. Isso porque em 8 de dezembro é comemorado do Dia de Nossa Senhora da Conceição (nome da principal igreja da localidade).
As duas edificações, Conceição e Rosário, foram reformadas pela Matriz de São Sebastião e entregues à população em 2018 e 2019, respectivamente.
Veja mais fotos da festividade: