Uma das casas que, em parte, desabou. Foto - Defesa Civil de Ouro Preto
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Ouro Preto (Região Central de Minas) – As consequências mais graves das fortes chuvas de ontem (18/10) se deram no distrito de Amarantina. Segundo a Defesa Civil Municipal, nesta terça-feira (19/10), 25 famílias estão desalojadas (elas estão em casas de parentes, amigos ou empenhadas em limpar suas residências).

Partes de duas residências desabaram na Rua Olaria. É grande a quantidade de lama na localidade. A limpeza está sendo feita por trabalhadores da Secretaria de Obras da Prefeitura.   

  

Materiais perdido em Amarantina. Foto – Defesa Civil de Ouro Preto

SOS Amarantina

Donativos estão sendo arrecadadas para ajudar os desalojados do distrito.

Roupas, alimentos e até móveis podem ser doados nas proximidades do Campo do Olaria (em Amarantina) e no Restaurante 4 Estações – do Zé Maria (em Itabirito).

Arte criada para arrecadar donativos para Amarantina. Imagem – Reprodução

“Muitos estão ajudando, mas toda ajuda ainda não chegou aos atingidos do distrito. Só quando chegar tudo que foi doado é que a gente poderá avaliar se há necessidade de mais donativos. Há famílias que perderam tudo”, disse Charles Júnior Martins Teixeira, do município de Congonhas, um dos colaboradores da campanha.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, a situação em Cachoeira do Campo está se normalizando. Como em Amarantina, servidores estão fazendo a limpeza das ruas. “Contamos com o importante apoio das equipes de fiscalização de posturas da Prefeitura de Ouro Preto”, ressaltou a agente da Defesa Civil, Leide de Fátima.    

Alimentação dos atingidos

O almoço para os desalojados está sendo feito na Escola Major Raimundo Felicíssimo, em Amarantina. “Ninguém quis ficar na escola. Os atingidos irão somente almoçar na instituição de ensino”, disse a agente da Defesa Civil.

Almoço sendo feito para os desalojados. Foto – Defesa Civil de Ouro Preto

Brigada de Itabirito

A 3ª ala operacional a Brigada Municipal de Itabirito se deslocou para ajudar nos trabalhos em Amarantina na madrugada desta segunda-feira.

Ao todo, foram 28 pessoas resgatadas. A maioria ilhada no segundo andar de suas casas.

Animais (como cavalos e bois), que estavam ilhados e com risco de serem levados pelas águas, também foram assistidos. “Foram cortadas as cercas para que eles pudessem ir para lugar seguro”, disse o coordenador auxiliar da Brigada Municipal, o militar sargento Leandro Cesar.

Rio Itabirito

A situação em Itabirito é tranquila, conforme informou o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) em vídeo que se espalhou via WhatsApp, gravado na noite desta segunda-feira. Isso porque as águas do Rio Maracujá não atingem o Rio Itabirito.

Em entrevista ao Radar Geral, o coordenador auxiliar da Brigada afirmou que em Itabirito as chuvas não provocaram consequências graves.

Veja vídeo feito pelo prefeito Orlando, de Itabirito:

O sargento esclareceu que o Rio Maracujá deságua no Velhas passando pela região ouro-pretana do Maracujá (onde fica o Bar do Ratinho) – nas proximidades do distrito itabiritense de Acuruí. “Não houve chamadas, inclusive, em Acuruí, que fica na região que recebe as águas do Rio Maracujá”, disse o coordenador.

Veja fotos da movimentação em Amarantina na manhã desta terça-feira (19/10):

Compartilhe:

4 COMENTÁRIOS

Comments are closed.