Graça Bastos, Júnia Melillo e Ubiraney Figueiredo, durante apresentação. Os três fazem parte da história da Casa de Cultura. Foto - Prefeitura de Itabirito
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A Casa de Cultura Maestro Dungas completou 30 anos de atividades em Itabirito neste mês. Para comemorar essa data, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, realizou na noite do último sábado, dia 25 de setembro, o espetáculo Memória Musical.

O evento, embalado por clássicos apresentados ao longo da história da Casa de Cultura, teve transmissão, ao vivo, por meio das redes sociais da Prefeitura.

“Foi muito emocionante celebrar os 30 anos da Casa de Cultura. Participei do show de inauguração e, agora, tive a oportunidade de reencontrar vários artistas. A Casa foi inaugurada em 1991 com o intuito de transformar o cenário itabiritense, demonstrando que a cultura é um fator econômico importante. Hoje percebemos que ela cumpre bem esse papel e agora é um espaço para a formação de gerações de artistas em Itabirito”, disse a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.

Pelas histórias contadas, José Onofre Neiva (o maestro Dungas) foi um dos mais importantes músicos de Itabirito. Uma vez perguntaram qual instrumento ele tocava. A resposta foi imediata: “eu toco todos”. Foto – Reprodução – Grupo Memória Itabirito – Facebook

Repertório reuniu clássicos da música

Cumprindo os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia, o evento reuniu grandes clássicos internacionais e nacionais, interpretados por artistas que subiram ao palco.

“Fiquei muito feliz com o convite para me apresentar no aniversário de 30 anos da Casa de Cultura. Estava aqui na inauguração da Casa. Naquela época, fizemos uma semana de shows e, posteriormente, fiz vários espetáculos. A Casa de Cultura veio sanar a falta de um teatro de médio porte, pois existiam apenas o Cine Pax, muito grande, e teatros das escolas, então os artistas não tinham um palco legal para se apresentar. A Casa de Cultura proporcionou um ganho muito grande aos nossos projetos”, afirmou o cantor e compositor Thelmo Lins.

Conexão entre passado e presente

O espetáculo contou com a participação de pianistas e de artistas familiarizados ao palco da Casa de Cultura desde a sua inauguração, em setembro de 1991, e também de novos talentos da música itabiritense.

Importantes nomes da arte de Itabirito se reuniram no evento. Foto – Prefeitura de Itabirito

“É uma grande alegria celebrar 30 anos de talentos da Casa de Cultura. Talento demonstrado ao longo de toda a história da cultura itabiritense. Maestro Dungas é, ainda hoje, uma grande referência para todos. Itabirito respira cultura e nós não podemos, jamais, esquecer o nosso passado neste momento de reestruturação, não só da estrutura física da Casa, mas também de descoberta de novos talentos que ainda passarão por esse palco e serão aplaudidos por todos os itabiritenses”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

Compartilhe: