Estudantes dos cursos de engenharia da Faculdade Alis, em Itabirito (Região Central de Minas), terão a oportunidade de acompanhar experiências reais da indústria e desenvolver projetos na fábrica da Coca-Cola Femsa Brasil na cidade.
Com a parceria firmada entre a empresa e a escola, os alunos poderão aprimorar as habilidades e, ao mesmo tempo, sugerir inovações para as operações da unidade fabril.
Inicialmente, serão desenvolvidos dois trabalhos de conclusão de curso (TCC) por estudantes de engenharia mecânica e de engenharia de produção.
Na quinta-feira (23/9), eles realizaram uma visita técnica para conhecer “in loco” as áreas que serão estudadas na planta, “que é referência em sustentabilidade para o sistema Coca-Cola no mundo”, informou a fábrica em Itabirito.
“Já era um desejo nosso trazer uma vivência profissional, que fosse além do estágio. O objetivo dessa iniciativa é integrar a teoria com a prática, levando aos estudantes casos reais e ampliando suas experiências profissionais”, afirmou Josiane Pedrosa, gerente da Faculdade Alis.
Sob a tutoria de um profissional da empresa, os trabalhos vão abordar dois pontos na unidade: a gestão de resíduos e a gestão e armazenamento de lubrificantes. “O TCC envolve muito estudo de caso e nós decidimos buscar uma vivência mais prática para os nossos alunos, trazendo a empresa para dentro da sala de aula”, comentou Josiane.
Ao final dos trabalhos, os estudantes deverão apresentar diagnósticos com a definição de fluxo otimizado das áreas, além da elaboração de estudos para implantação das melhores formas de reciclagem e a melhor localização da sala de lubrificantes dentro da planta.
Segundo a Coca-Cola, a iniciativa busca entrelaçar o desenvolvimento e execução de atividades técnico-científicas, contribuindo também para o fortalecimento e qualificação da mão de obra da cidade. “Sempre fazemos esse exercício de avaliar nossas ações e traçar planos para promover impactos positivos nas regiões onde atuamos; com essa nova iniciativa, o objetivo é contribuir para o fortalecimento socioeconômico de Itabirito”, afirmou Celise Ritto, gerente industrial da fábrica da Coca-Cola Femsa Brasil.
Texto feito com base em informações vindas da Comunicação da Coca-Cola Femsa Brasil.