O bebê está há 28 dias internado no Hospital São Vicente de Paulo, de Itabirito, aguardando vaga de CTI. Foto – site Postal da Saúde
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, de hoje (4/8) e de ontem (3/8), registrou mais duas mortes por complicações da doença do coronavírus. São, no momento, 153 perdas no município. O informativo salientou que houve aumento de internações por Covid de idosos no município.

“À semelhança do que foi relatado pela Fiocruz, percebemos aumento de internações de idosos por Covid nas três últimas semanas. As causas podem ser relacionadas a maior exposição ao contágio, em função de se imaginarem protegidos por terem sido vacinados, maior circulação de seus contatos, e também é possível que imunidade induzida pela vacina esteja caindo (a Inglaterra já está oferecendo a 3ª dose para maiores de 50 anos)”, informou o boletim.

Mortes

Ao divulgar o 153º óbito (registrado nesta quarta-feira, 4/8) o boletim relatou: “Tivemos perda de mais um idoso agora de manhã, no hospital (São Vicente de Paulo). Assim como outro óbito que tivemos, foi caso de piora rápida, e não chegou a ser solicitada vaga para UTI. Mais de 75 anos, vacinado, tinha comorbidades”.

Já no boletim de 3/8, foi anunciada a 152ª morte. “Mais uma perda ontem (2/8), à noite, faleceu no hospital (São Vicente de Paulo), paciente com mais de 80 anos, já vacinado, com comorbidades importantes (doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão e sequelas de AVC). Passou o dia com oxigênio em cateter nasal, conversando, saturando bem, à noite teve piora rápida e não chegou a ser transferido para UTI (durante o dia, estava sem indicação de UTI)”, disse o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde.

Não há atualmente óbito por Covid em investigação no município itabiritense, e o Radar Geral não encontrou informações a respeito da 151ª perda.   

Idosos vacinados: cuidados devem continuar

Ainda segundo o boletim, os casos de idosos com Covid, que estavam bem e pioraram de repente, em geral acontecem com os portadores de comorbidades (problemas pulmonares já existentes, de coração, rins). “Por isso usar máscara é tão importante para protegê-los: idosos e portadores de comorbidades continuam sendo os mais vulneráveis”, salientou.

O comunicado da Secretaria de Saúde finalizou com dados da Universidade de Washington: “uso mais consistente das máscaras poderá reduzir a previsão (para novembro próximo) de 360 óbitos por dia no Brasil para 60, uma redução de 83,33%”.

UPA e Santa Casa e HSVP

Itabirito tem 13.101 casos que foram confirmados da Covid, e 12.832 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.211 necessitaram de internação hospitalar.

Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa de Ouro Preto, não há pacientes. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 77.78% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, dois são de Itabirito.

“Dois dos 20 leitos de UTI Covid da Santa Casa de Ouro Preto foram desmobilizados, e passam a atender outras necessidades. Agora, são 18 leitos de UTI Covid. Leitos de enfermaria Covid também foram diminuídos, por não estarem sendo necessários”, informou o boletim de Itabirito.

Ao todo, há cinco pacientes (com Covid) de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e outras cidades).

Dos três pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, nenhum aguarda vaga de leito de UTI.

A Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) continua sem pacientes.

Mudança na divulgação do boletim

A Prefeitura mudou a forma da divulgação epidemiológica. “O conteúdo referente ao boletim está sendo divulgado nos stories das redes sociais (Facebook e Instagram) e no site oficial”, informou a Comunicação da Prefeitura.

Estranhamente, o boletim não mais está sendo divulgado na página da Prefeitura de Itabirito no Facebook.

Veja mais números da Covid em Itabirito:

Arte: Prefeitura de Itabirito

  

Compartilhe: