Itabirito (Região Central de Minas) – Passados nove dias sem registrar morte por Covid no município, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, deste sábado (24/7), afirmou que está revendo as características dos pacientes internados e graves com Covid e lamentou o fato de algumas pessoas optarem por não tomar a vacinar contra a doença provocada pelo coronavírus.
“Uma revisão de características dos pacientes internados e graves, em busca de determinantes de vulnerabilidade que possam ser tratados, encontra-se em andamento. De especial interesse é a idade, presença de comorbidades e se foram vacinados. Por exemplo: nossos três últimos casos de pacientes que exigiram UTI (dois transferidos ontem, um para Ouro Preto e outro para BH, um ainda na UPA) são duas pessoas com mais de 80 anos, com comorbidades e vacinados (duas doses Coronavac) e um paciente com cerca de 30 anos, com obesidade grau 1 e não vacinado. Idade avançada e comorbidades continuam sendo fator de alta vulnerabilidade a formas graves. Vacinas são fundamentais e não são 100% eficientes. Não fosse por elas, estaríamos perdendo muito mais vidas. É lamentável que algumas pessoas não se vacinem, mesmo quando disponível para elas. Isso coloca a elas próprias e às outras pessoas em risco”, salientou o boletim.
UPA e Santa Casa e HSVP
Atualmente, há um óbito por Covid em investigação no município itabiritense.
Itabirito tem 12.879 casos que foram confirmados da Covid, e 12.635 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.188 necessitaram de internação hospitalar.
Até agora, são 146 mortes por Covid.
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa de Ouro Preto, a ocupação é de 50%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 95% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, quatro são de Itabirito.
Ao todo, há 10 pacientes (com Covid) de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e outras cidades).
Dos cinco pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, nenhum aguarda vaga de leito de UTI.
Há três pacientes na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, um deles intubado aguardando transferência para UTI.