Itabirito (Região Central de Minas) – Na noite deste sábado (17/7), a fiscalização da Prefeitura juntamente com a Guarda Civil Municipal (GM) interditou um bar que estava sendo inaugurado sem licença para funcionamento, no bairro Novo Santa Efigênia. Além da falta de documentação, no estabelecimento havia mais de 150 pessoas, gerando aglomeração no espaço disponível.
Segundo cálculo da equipe de fiscalização, o máximo permitido no local seriam 30 pessoas, com base no decreto municipal feito a partir das regras do Plano Minas Consciente – do Governo de Minas. Tais regras são consideradas necessárias tendo em vista a pandemia. Lembrando que Itabirito está na onda amarela.
“O estabelecimento não possui licença para funcionamento, provendo um evento (inauguração) com os clientes de pé, sem controle de medidas de prevenção à Covid-19, aproximadamente 150 pessoas no local. Deverá manter-se fechado até a regularização e autorização das autoridades competentes. O estabelecimento foi interditado no momento da fiscalização, com encerramento do evento e dispersão dos clientes”, informou o documento da fiscalização.
De acordo com a outra folha do documento da fiscalização, o estabelecimento não foi multado (isso porque trata-se da primeira notificação).
Regras
Com base no decreto, a distância de uma mesa para a outra deve ser de 1,5 metro; em igual metragem deve ser o distanciamento nas filas; álcool 70% deve estar disponível no balcão, na entrada, no caixa; e cartazes devem ser colocados orientando a higienização das mãos etc.
Segundo a notificação dos fiscais, nenhuma dessas regras estavam sendo respeitadas.
O bar poderá ser reaberto quando adequações forem feitas.