Por decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, liderado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Itabirito avançou para a onda amarela do Plano Minas Consciente, a partir deste sábado (10/7) . Sendo assim, as aulas na rede municipal estarão de volta a partir de 2/8 (segunda-feira).
Volta às aulas
“Fica determinado o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal, estadual e particular de ensino a partir do dia 02/08/2021, no regime híbrido, de forma escalonada, iniciando-se pelas turmas da educação infantil, a partir do maternal 2, e dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, informou o decreto municipal 13.907, assinado pelo prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), nesta sexta-feira (9/7). (Leia o decreto completo no fim desta matéria).
Segundo o documento municipal, “o retorno dos demais níveis de ensino se dará gradualmente, de acordo com as determinações da Secretaria Municipal de Educação, em observância ao que dispuserem os órgãos sanitários e de educação ‘a nível’ municipal, estadual e federal.
Contudo, o decreto salienta que o “retorno presencial dos alunos dependerá da autorização formal dos pais ou responsáveis, não acarretando nenhum prejuízo pedagógico aos alunos cujos pais/responsáveis optarem pela permanência no regime remoto”.
Segundo uma pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Educação, 53% dos pais em Itabirito querem a retomada das atividades presenciais, e 47% discordam.
Estado
Sobre a rede estadual, o decreto do prefeito permite o funcionamento no município das escolas do estado, mas segundo o Governo de Minas, as instituições mineiras de ensino poderão funcionar (com restrições) a partir desta segunda (12/7).
Regime híbrido
O decreto municipal não traz informações a respeito do “regime híbrido” a ser implantado nas escolas da rede municipal de Itabirito. Contudo sabe-se que no estado de Minas, esse regime funciona da seguinte forma (em resumo):
“No modelo de ensino híbrido, há alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Os estudantes participam de atividades na escola em uma semana e, na seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais. Com isso, os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante”, informou a Secretaria de Estado da Educação.
Onda amarela: distanciamento e ocupação máxima
Quando o assunto é a “onda amarela”, as medidas de restrição tornam-se mais brandas, por exemplo: “Em filas, a distância mínima exigida será de 1,5 metro. A ocupação máxima em hotéis será de 75%. Em eventos, a capacidade máxima será de 100 pessoas, desde que o espaço tenha, pelo menos, 400 metros quadrados – ou seja, uma pessoa a cada 4 metros quadrados”, informou a Prefeitura de Itabirito, com base no Minas Consciente (plano de retomada da economia do Governo do Estado de Minas Gerais).
![](https://radargeral.com.br/wp-content/uploads/2021/07/TOPO-MATERIA-AGENCIA-MC.png)
Uso de máscara nos estabelecimentos
De acordo com os protocolos sanitários, os estabelecimentos são responsáveis por exigir o uso de máscara por parte de clientes, empregados e prestadores de serviços em suas dependências.
Melhora da situação em Minas Gerais
Segundo o Governo de Minas, atualmente, a ocupação de leitos de UTI Covid em Minas é de 68%. “No último mês, o número de pacientes aguardando uma unidade de terapia intensiva caiu de 227 para 54, graças à ampliação no número de leitos e também à redução da circulação do vírus”, informou a Agência Minas.
Queda de óbitos
Ainda sobre Minas, a mortalidade por faixa etária a cada 100 mil habitantes também apresentou queda expressiva, especialmente entre os grupos imunizados.
Na faixa etária com 80 anos ou mais, a taxa de mortalidade caiu de 12% para 10% desde o início da pandemia. Já nos grupos que possuem entre 70 e 79 anos, a redução foi de 43% para 28%. Entre as pessoas que têm entre 60 e 69 anos, a queda foi de 24% para 19%.
Veja o decreto, na íntegra, de volta às aulas em Itabirito a seguir:
![](https://radargeral.com.br/wp-content/uploads/2021/07/0001-724x1024.jpg)
Informações da Agência Minas e da Comunicação da Prefeitura de Itabirito.
[…] de Minas. Tais regras são consideradas necessárias tendo em vista a pandemia. Lembrando que Itabirito está na onda amarela. […]