O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgou que há “queda de todos os indicadores da assistência (ocupação de enfermarias, UTI, sem fila de espera por vagas), da proporção de exames positivos e da demanda por consultas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, consolidando fase de melhora, e alinhando o que se vê no município com o cenário de todo o estado”. (Veja mais detalhes nos últimos parágrafos desta matéria).
Além disso, não há óbito em investigação no município.
Contudo, no mesmo boletim, foi divulgada a 145ª morte por complicações decorrentes da Covid em Itabirito. “145º óbito ontem (9/7), em Ouro Preto (Santa Casa), menos de 60 anos, sem comorbidades, evolução de cerca de 12 dias”, informou.
Já no boletim de quinta-feira (8/7) foi registrado o 144º óbito. “Ocorreu ontem (7/7) na UPA. Pessoa com mais de 70 anos, com comorbidades, evolução rápida (menos de uma semana) entre inicio dos sintomas, agravamento e morte. Chegou à UPA já com insuficiência respiratória e piorou rapidamente”, salientou.
HSVP, UPA e Santa Casa ouro-pretana
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa (de Ouro Preto) a ocupação é de 77,78%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 90% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, quatro são de Itabirito.
Ao todo, há oito pacientes de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e em outras cidades).
O município tem 12.510 casos que foram confirmados da Covid, e 12.244 casos de pessoas que se recuperaram da doença.
Dos recuperados, 1.139 necessitaram de internação hospitalar.
Dos nove pacientes internados com Covid no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), nenhum aguarda vaga para UTI.
Já na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há apenas um paciente para internação em enfermaria (nenhum precisando de UTI).